Os Produtos
Copromotores
Apoio
Cofinanciamento
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização, textos, fotografias e coordenação

»

»

Genuinidade e Tradição

como servir

O corte é um ponto

extremamente importante no processo de degustação

de um queijo. Para cada forma de queijo existe um tipo de corte através do qual e seguindo o princípio da proporcionalidade, se obtém, em cada fatia, um pouco de tudo o que há na forma original. O corte ideal do queijo respeita o seu formato para que seja consumida parte da pasta (centro e periferia) e da casca, dessa maneira, o queijo é saboreado por inteiro.

Para o Queijo Serpa amanteigado deve-se utilizar uma faca “furada”, sem serrilha (como o da imagem), pois impede que parte da pasta fique colada à faca. Para o queijo Serpa Velho qualquer faca multiusos tradicional permite o bom corte da pasta.

O corte do Queijo Serpa é realizado em fatias cortadas do centro para a periferia. As fatias devem ser de maior espessura no Queijo Serpa amanteigado e de menor espessura no queijo de cura prolongada.

 

O Queijo Serpa, nas condições ideais tem uma textura amanteigada, ficando uma pequena deformação na zona de corte (não deve escorrer), pelo que é recomendado cortá-lo à fatia.

Mas há quem prefira consumir este queijo com textura demasiado amanteigada, o que torna impossível o corte à fatia. É feito uma abertura de forma circular, no topo do queijo e servido com colher.