Os Produtos
Copromotores
Apoio
Cofinanciamento
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização, textos, fotografias e coordenação

Queijaria

TradiSerpa

A Queijaria

Tradiserpa, o verdadeiro queijo de Serpa!

O Queijo Serpa, cuja origem se perde na arte dos tempos, é produzido a partir do leite cru de ovelha, coagulado com as pétalas secas de cardo, planta espontânea que abunda nas terras da região.

As nossas ovelhas que pastam livremente nas encostas do Guadiana em área protegida.

Ovelhas felizes produzem leite de qualidade!

Antes de chegar à nossa mesa, o Queijo Serpa segue um percurso de mais de um mês para adquirir as características que lhe dão fama. O processo, agora apoiado por meios mecânicos, não foge aos passos da «ciência» secular do roupeiro, assim chamado pelo número considerável de «roupa» usada - os panos que sempre estiveram associados ao fabrico do queijo. Depois da ordenha, o leite é trasfegado para as tinas de coagulação de inox, que mantêm a temperatura adequada e vêm substituir os antigos «asados». Aí são-lhe adicionados o sal e o cardo que, atuando, produzirá a coalhada, logo depois cortada e enformada, com a ajuda de panos brancos de nylon, que mantêm a massa unida e retiram o excesso de líquido. Depois desta tarefa, manual, segue-se uma prensagem mecânica e a retirada da massa de dentro dos moldes. Já com forma de queijo, as unidades salpicam-se com sal, seguem para a primeira câmara de cura e aí permanecem 14 dias, sendo viradas diariamente e lavadas apenas duas vezes ao longo do período. À primeira lavagem faz-se a cinta, com tira branca de pano, e segue-se nova câmara de cura, com outras condições de temperatura (que aumenta) e de humidade (que diminui), e mais uma estada de duas semanas. Por fim, espera-os uma terceira câmara, para completar a afinação e não desiludir as expectativas do comprador experimentado», diz-nos Gertrudes Palma.

 

Também produtora de leite, extraído das suas 250 ovelhas, a TradiSerpa consegue escoar uma produção anual de cerca de 10 toneladas, sobretudo através da nossa loja, cuja principal clientela tem origem no distrito de Beja.

Na Grande Lisboa, o segundo mercado consumidor do nosso queijo, a preferência é dada a pequenos estabelecimentos comerciais, em detrimento das grandes superfícies.

Nome Queijaria TradiSerpa


 

Produtor Francisco Vez e Ana Palma


Morada Rua dos Canos 6

             7830-412 Serpa

 

Telefones (+351) 284 549 302 / 962 388 684

Email tradiserpaqueijos@sapo.pt

Site portaldivulgacaoempresarial.pt/Cliente/tradiserpa

Facebook www.facebook.com/Tradiserpa

Contactos