Os Produtos
Copromotores
Apoio
Cofinanciamento
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização, textos, fotografias e coordenação

Queijaria

Abóbada

A Herdade da Abóbada, em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa, a par da sua função formativa e de geração de conhecimento acerca do Queijo Serpa, ajuda a definir parâmetros de qualidade e a chegar a uma padronização das condições de fabrico, assumindo como missão primordial a «valorização das nossas raças», através do caminho mais óbvio e também economicamente mais rentável, que é a «valorização dos seus produtos», adianta o responsável.

Hoje a queijaria da Abóbada serve de base de formação a muitos queijeiros que querem iniciar atividade e também por lá passam alunos de cursos de formação, em estágio.

Diariamente, labora à volta de 100 litros de leite de ovelha (entre Merinas e Campaniças), ao longo de um período que vai de Outubro até Junho, respeitando as duas épocas de parição.

Deste modo, se descontarmos os meios mecânicos utilizados e todas as normas sanitárias exigidas pela legislação moderna, na Herdade da Abóbada temos o mais próximo que se pode chegar do Queijo Serpa original.

A Queijaria

Nome Queijaria da Abóbada

 

Morada Centro de Experimentação

             do Baixo Alentejo (CEBA)

             7830-908 Vila Nova de São Bento

 

Telefones (+351) 284 560 010

 

 

Email abobada@drapal.min-agricultura.pt

 

Contactos