Os Produtos
Copromotores
Apoio
Cofinanciamento
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização, textos, fotografias e coordenação

Queijaria

Almocreva

A Queijaria

A queijaria Almocreva foi fundada em 1995 pelo Sr. Carapinha, mestre queijeiro que desde a infância se moveu no mundo do queijo. Lembra-se dos tempos em que se preparava o queijo nos montes e quando, com um pequeno grupo por si contratado, produzia queijos nas explorações, durante 3 a 4 meses. Memórias vivas de tempos passados não muito longínquos.

Com a entrada na CEE veio a necessidade de adaptar a atividade às novas exigências de higiene e segurança alimentar e com este enquadramento nasceram, na região, as primeiras unidades de produção, nomeadamente a Almocreva.

Nos tempos de maior produção a queijaria chegou a transformar 4200l de leite por dia produzindo à mão entre 500 a 600kg de queijo, com 30 pessoas em 2 mesas de trabalho. Números verdadeiramente impressionantes, com os quais podemos imaginar a azáfama de cada dia de trabalho. Uma atividade dura e exigente de dedicação ininterrupta que terminava com a venda de todo o queijo na própria unidade.

A realidade hoje é outra e também o seu proprietário mudou, o Sr. Nuno, mas a mesma preocupação em manter o padrão de qualidade do queijo produzido se evidencia. Os queijos da Almocreva são produzidos com leite cru de ovelha proveniente de locais de pasto da Almocreva, utilizando-se exclusivamente o cardo, o coalho de origem vegetal e o sal higienizado, sendo todo o processo controlado através da mais recente tecnologia.

Ao longo de todos os anos de atividade esta queijaria certificou sempre o seu queijo. O Almocreva Clássico, o Serpa DOP, o Clássico Pimentão, o Reserva, o Envelhecido e o Seleção são os queijos desta unidade, com sabores mais ou menos delicados e texturas diferentes conferidas pelos menores ou maiores tempos de cura.

Hoje a estratégia principal reside na aposta no queijo DOP, na autonomia da queijaria quanto à produção de leite como forma de controlar e padronizar a qualidade do queijo, que nas palavras do Sr. Nuno pode chegar a ser um dos grandes queijos amanteigados do mundo. Que haja vontade de todos se unirem para salvaguardar este produto de excelência e um modo de vida que apesar de tudo ainda está bem vivo nesta região. Que assim seja.

Nome Queijaria Almocreva
 

 

Produtor Nuno Cavaco

 

Morada Largo Francisco Miguel Duarte 10

 

             Penedo Gordo, 7800-351 Beja

 

 

Telefones (+351) 284 341 333 / 963 019 002

 

 

Email queijaria.almocreva@almocreva.pt

 

 

Site www.almocreva.pt

Contactos