Criar valor apostando na

singularidade, genuinidade e qualidade

Queijo Serpa

Diagnóstico e plano estratégico de Internacionalização

Uma das principais lacunas identificadas no âmbito do sector agroalimentar regional, sobretudo ao nível do Queijo de Ovelha do Alentejo, nomeadamente Queijo Serpa DOP, é a inexistência de estratégias de marketing e promoção sustentadas, que permitam ganhos substanciais na colocação dos produtos nos mercados internacionais. Por forma a assegurar a criação e partilha de conhecimento foi elaborado um diagnóstico e definida uma estratégia de internacionalização para o Queijo Serpa. O diagnóstico realizado permitiu identificar e caracterizar o segmento da produção do Queijo Serpa e da sua fileira, bem como identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para a sua internacionalização. A definição da estratégia de internacionalização teve como base a qualidade do produto e os fatores imateriais de competitividade.

Diagnóstico

e Plano Estratégico de Internacionalização

Queijo Serpa

Estudos de Mercado

O fenómeno da globalização é uma realidade. Cada vez mais se torna crucial para as Pequenas e Médias Empresas (PME) a procura de respostas no mercado externo reduzindo a sua dependência do mercado doméstico. A atividade internacional surge como uma estratégia para crescimento orgânico das PME, para o reforço, e até mesmo aumento, da competitividade permitindo assegurar a sustentabilidade das empresas a longo prazo.  

Os 5 estudos de mercado desenvolvidos têm como principal objetivo a construção de uma ferramenta de fácil utilização, na análise ao ambiente macro e microeconómico dos potenciais mercados de destino. Deste modo deverão ser utilizados como um fio condutor na definição da estratégia internacional do Queijos Serpa, fornecendo, simultaneamente, informações de apoio ao delineamento de estratégias de internacionalização para a generalidade dos Queijos de Ovelha do Alentejo.

Alemanha

Estudo de Mercado

Espanha

Estudo de Mercado

França

Estudo de Mercado

Reuno Unido

Estudo de Mercado

Suiça

Estudo de Mercado

Copromotores
Apoio
Cofinanciamento
Desenvolvimentos
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo
Idealização, textos, fotografias e coordenação